domingo, 8 de setembro de 2013

Pelos caminhos da vinha: costa Oeste (Barca, Criação Velha - Madalena)

Numa ilha que não tinha portos de fácil acesso, com um chão petrificado, não havia condições para o cultivo do trigo, principal alimento introduzido nas ilhas pelos primeiros povoadores do século XV. Mas cedo se percebeu que nesse chão e dadas as condições climáticas, se poderia produzir vinho de excelente qualidade. Pensa-se que terá sido o franciscano Frei Pedro Gigante (um apelido digno da tarefa que tinha pela frente!) quem terá providenciado a vinda dos primeiros bacelos da casta Verdelho, da Sicília.
Museu do Vinho. Antigo Convento do Carmo, séculos XVII-XVIII, mansão de veraneio dos frades carmelitas sedeados na Horta. Barca, Madalena.

Museu do Vinho, sob a perspectiva do dragoeiro. Barca, Madalena.

Mirante do Museu do Vinho. Barca, Madalena.

Vista do Mirante do Museu do Vinho. Barca, Madalena.

No Museu do Vinho existe um pequeno bosque de dragoeiros, planta endémica da Macaronésia (arquipélagos do Atlântico Norte: Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde). Barca, Madalena.

A Criação Velha é o lugar onde podemos encontrar as mais belas paisagens vinícolas da ilha do Pico. O homem adaptou um meio hostil, inóspito, para que a pedra desse fruto, transformando a paisagem, convertendo-a numa grandiosa obra de arte. Para proteger as vinhas do rocio do mar, das chuvas fortes e impedir a circulação do vento, o homem levantou, de forma sábia e persistente, muros de basalto a perder de vista, organizados em currais (unidades mais pequenas), canadas (alinhamento de vários currais) e jeirões (associação de várias canadas), que dão a ideia de um imenso jardim de pedra. “As vinhas têm uma forma rectangular e estão orientadas no sentido nascente/poente, permitindo um eficaz aproveitamento da incidência dos raios solares nas videiras e na pedra basáltica. (…) Durante o dia, o sol incide directamente sobre as uvas e à noite, a energia absorvida pela laje é libertada, o que significa que as uvas se encontram permanentemente sob a influência do calor.” (Fernando Oliveira, Director do Parque Natural da Ilha do Pico, Lajido da Criação Velha, http://siaram.azores.gov.pt ).
Tal como no Vale do Douro, a genialidade humana ultrapassou, por necessidade de sustento, as dificuldades que a natureza impôs, produziu uma paisagem singular de rara beleza e tirou proveito das características térmicas dos solos: o basalto, no Pico; o xisto, no Douro.
Paisagem Protegida da Cultura do Vinha - Vista a partir do Moinho do Frade. Criação Velha, Madalena.

No meio da vinha, com vista para o Faial. Criação Velha, Madalena.

No meio da vinha, com vista para a encoberta Montanha do Pico. Criação Velha, Madalena.

Solar dos Salema (privado, não visitável). Criação Velha, Madalena.

Solar dos Lima (privado, não visitável). Criação Velha, Madalena.

Janela. Criação Velha, Madalena.

Cancela. Criação Velha, Madalena.

Adega. Criação Velha, Madalena.

Rola-Pipas - rampas talhadas na pedra para facilitar o transporte das pipas até ao mar. O vinho produzido no Pico era embarcado para a Horta e daqui exportado para a América, Norte da Europa e Rússia. Conta-se que, aquando da Revolução de 1917, que pôs fim ao regime do Czar Nicolau II, foram encontradas na sua adega várias garrafas de Verdelho do Pico. Criação Velha, Madalena.