domingo, 4 de outubro de 2015

Ponta Delgada - concelho

O Miradouro Vista do Rei é o local de onde o Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia contemplaram a Lagoa das Sete Cidades, em 6 de Julho de 1901. Em frente, entreabre-se um amplo panorama que abrange céu, ilha e mar. Ao centro, no interior da caldeira, a lagoa de dupla coloração, atravessada por uma pequena ponte que separa as águas verdes e azuis. Em redor, paredes vulcânicas carregadas de densos bosques de criptomérias e caminhos ladeados por sebes de hortências e conteiras. Lembro-me da primeira vez que cá estive e do impacto que este cenário onírico e silencioso teve em mim. Passados trinta anos, a paisagem é a mesma de todos os tempos, mas já não há sossego no pequeno largo que se encontra ao lado da carcaça de um hotel abandonado, sobranceiro à lagoa. Chegam autocarros com turistas, o estacionamento é um pouco caótico e, tal como num recinto de uma festa popular, há roulotes com recordações, comidas e bebidas! (O bom senso recomenda que se reorganize o local antes que a vulgaridade se torne irreversível). Nas imediações, retoma-se a tranquilidade e o deslumbramento nas cumeeiras que circundam a caldeira e noutros miradouros menos concorridos, como, por exemplo, no Canário.

À tarde, após o almoço nas Sete Cidades e a visita à Casa do Parque, (http://siaram.azores.gov.pt/centros-interpretacao/casa-do-parque-SMiguel/Casa-do-Parque.pdf), o percurso continua em direcção à Ponta da Ferraria, na costa Ocidental, onde se situam umas piscinas naturais e um spa termal moderno e sofisticado. Para lá chegar, é preciso descer a escarpa, por uma estrada tortuosa, desde o Miradouro de Sabrina até à borda costeira. A originalidade das Termas da Ferraria resulta da mistura de águas de nascentes vulcânicas a 62º C com águas do mar a 20º C. Eis a questão: ser “rei por um dia” no resguardo do spa (ver programas em http://www.termasferraria.com/) ou tomar um banho ao ar livre na pequena enseada com o Atlântico a 40ºC? Da dúvida à certeza. A Ferraria é mais um prodígio derivado da natureza vulcânica açoriana.

Vista das costas Norte e Sul de S. Miguel, sentido Oeste-Este, a partir do Pico do Carvão.

Miradouro do Canário.

Lagoa Santiago.

Lagoa das Sete Cidades a partir do Miradouro Vista do Rei.

Postal digitalizado: Sete Cidades, 7 de Setembro de 1919, fotografia de Francisco Afonso Chaves, 1857-1926, colecção Museu Carlos Machado – Ponta Delgada, patente na exposição “Para além da paisagem”, Casa do Parque das Sete Cidades.

Lagoa das Sete Cidades vista do Espaço. Agência Espacial Europeia, 6 de Dezembro de 2014. Fonte: http://oasa.centrosciencia.azores.gov.pt/noticia/lagoa-das-sete-cidades-nos-a%C3%A7ores-vista-do-espa%C3%A7o-%C3%A9-destaque-na-esa

Miradouro de Sabrina sobre a Ponta da Ferraria – Ginetes.

Ponta da Ferraria – Ginetes.

Piscinas naturais – Ponta da Ferraria – Ginetes.

Miradouro do Escalvado sobre a Ponta da Ferraria.

Miradouro do Escalvado sobre Mosteiros.

Praia de Mosteiros.